Wednesday, October 03, 2007

"Congreço"

0 comments
Carimbo do Congresso Nacional em imagem da Folha de São Paulo. Como diz o Reinaldo Azevedo, é o apedeutismo deixando o seu rastro.

HackerTeen defaced?

0 comments
Interessante ver o site de um curso que se propõe, entre outros, a ensinar técnicas de segurança a jovens ser atacado duas vezes no mesmo dia. Isso aconteceu com o HackerTeen, proposta com a qual eu tive contato em 2005, mas sobre a qual eu não tinha visto nenhum tipo de comentário, nem a favor nem contra até agora.

Dado que já existiram comunidades do Orkut contra o HackerTeen (mas não achei nada procurando nesses dias) e também com esse ataque, fica evidente que muita gente é contrária ou ficou insatisfeita com o curso, embora devemos esperar que toda proposta que toma maior atenção sempre vira alvo de críticas. Mas isso não nega que o site deles deveria (e deve) estar bem protegido para não manchar o nome de um curso de segurança para jovens.

Mais sobre os ataques, que ocorreram em maio de 2006, podem ser lidos no fórum da InfoSecurity Task Force. Veja que os invasores publicaram uma carta aberta criticando o HackerTeen.

Dom Lula, o apedeuta

0 comments
Curioso para saber o que quer dizer apedeuta? Segundo o Wikcionário: 1. sem instrução; 2. ignorante; 3. estúpido; 4. insipiente. Pois é, assim o nosso culto presidente é referenciado há bastante tempo. Realmente boa escolha de adjetivo.

Basics of uncompressed digital audio

0 comments
Do you want to learn the basics of digital audio, such as sample rate or bit depth? Definitely this primer available on ArsTechnica is worth your time.

Monday, October 01, 2007

Propaganda de mau gosto do Itaú

0 comments
Sexta-feira fui ao banco Itaú quando me deparei com os cartazes com propagandas do produtos ou serviços ou simplesmente para vender a imagem do banco associado a algum conceito. Nesse dia, em particular, notei um cartaz em que o banco era associado ao conceito da era digital, com o símbolo do arroba (@) estilizado com o i circundado. Até aí, nada de anormal ou que chamasse a atenção.

A diferença do cartaz que vi foi o fato desse i estilizado ter sido "pintado" (ou seria pichado?) em uma porta de ferro com giz de cera. Exatamente como crianças e adolescentes, num claro caminho rumo a ser um possível pichador no futuro, começam. Em São Paulo é fácil notar, para aqueles que são atentos, como as crianças pintam muros e portas com giz de cera ou canetas de ponta porosa ("canetinhas") no seu caminho à (ou de volta da) escola. No cartaz ainda colocaram ao lado da porta de ferro uma criança bem nova, com expressão de ter feito algo errado.

Diretamente não defendo que isso sirva necessariamente de incentivo, mas achei de bastante mau gosto e torna normal algo que não deveria ser incentivado. Talvez em breve eles estejam colocando propaganda em que esse i estilizado esteja pichado em algum muro e ao lado apareça um jovem, com vestimentas características daqueles que exercem esse tipo de atitude.

MySQL Foreign Key Problem (errno: 150)

2 comments
If you have this problem the following error message and you are just trying to import a dump from other machine, maybe I can offer you a tip. The error message is

ERROR 1005: Can't create table (errno: 150)

So, in this case, try to add the following to the top of your dump file:

set foreign_key_checks = 0;

It will disable, during the import session only, foreign key checks. Otherwise, mysql will complain when trying to create the first table that has a foreign key that refers to a table not yet created. It's a very useful tip when migrating databases (and that sometimes we forget).