Monday, October 01, 2007

Propaganda de mau gosto do Itaú

Sexta-feira fui ao banco Itaú quando me deparei com os cartazes com propagandas do produtos ou serviços ou simplesmente para vender a imagem do banco associado a algum conceito. Nesse dia, em particular, notei um cartaz em que o banco era associado ao conceito da era digital, com o símbolo do arroba (@) estilizado com o i circundado. Até aí, nada de anormal ou que chamasse a atenção.

A diferença do cartaz que vi foi o fato desse i estilizado ter sido "pintado" (ou seria pichado?) em uma porta de ferro com giz de cera. Exatamente como crianças e adolescentes, num claro caminho rumo a ser um possível pichador no futuro, começam. Em São Paulo é fácil notar, para aqueles que são atentos, como as crianças pintam muros e portas com giz de cera ou canetas de ponta porosa ("canetinhas") no seu caminho à (ou de volta da) escola. No cartaz ainda colocaram ao lado da porta de ferro uma criança bem nova, com expressão de ter feito algo errado.

Diretamente não defendo que isso sirva necessariamente de incentivo, mas achei de bastante mau gosto e torna normal algo que não deveria ser incentivado. Talvez em breve eles estejam colocando propaganda em que esse i estilizado esteja pichado em algum muro e ao lado apareça um jovem, com vestimentas características daqueles que exercem esse tipo de atitude.
Post a Comment