Monday, March 21, 2005

Karamba!

Hoje conheci e instalei um recurso extremamente interessante do KDE que se chama Karamba! Ele permite que você instale temas no seu desktop, que podem inclusive rodar aplicações. O resultado é incrível com as possibilidades que você tem, tornado o seu desktop muito mais atraente. Aqui segue o link para você conhecer mais.

Também conheci hoje um novo recurso que me deixa mais fã do KDE: a personalização dos menus do Konqueror (que é o browser e gerenciador de arquivos do KDE, assim como o IE no Windows). Eu queria ter um menu que permitisse que eu, assim como se faz no Windows com o Winamp, pudesse pedir para tocar um diretório inteiro no XMMS. É muito simples criar um menu customizado para mim (ou até para todos os usuários), basta criar um arquivo do tipo desktop em um diretório de "service menus" customizado. Assim, você pode criar os menus que quiser, dentro do contexto em que fizer sentido (no meu caso, arquivos de áudio). Aprendi esse recurso com o Enqueue-And-Play-with-XMMS que achei no ótimo site do KDE Look. Olhando os arquivos me pareceu bastante fácil criar novos service menus, mas também achei um tutorial no http://developer.kde.org que detalha um pouco mais.

Depois dos recursos do KDE Kiosk as descobertas de hoje me surpreenderam com relação ao KDE. É impressionante como um design elegante torna um sistema interessante, fácil e muito poderoso para ser customizado e expandido, diferentemente de outros sistemas por aí que conseguem criar um design completamente bagunçado para algumas coisas simples como service menus.
Post a Comment