Friday, February 11, 2005

Cantatas de Bach

Certamente muitos gostam de cantatas de Bach e eu, apesar de nunca ter ouvido uma, confesso que fiquei curioso depois de ontem. Ouvi na rádio Cultura sobre o site Bach Cantatas Website que traz todas as 224 cantatas de Bach, com as gravações, fóruns de discussões e muitas curiosidades. Não deixe de visitá-lo caso seja um fã de Bach.

Provavelmente você já ouviu falar de "opus" sempre vinculado ao nome de uma peça de um compositor e é uma maneira de catalogar todos os trabalhos de um determinado compositor (assim que descobrir mais sobre a maneira de catalogar, direi aqui). A razão para eu comentar a respeito do "opus" é que, para o caso do Bach, o catálogo de suas obras não é chamado de opus e sim de BWV, que significa "Bach Werk Verzeichnis", ou, "catálogo de obras de bach". Alguns outros compositores também tem catálogos que não levam o nome "opus", e muitas vezes esses nomes vêm das pessoas que catalogaram a obram (obrigado a minha musa inspiradora por essa explicação). Em algum momento no futuro descobrireis mais a respeito desse assunto.

Pois bem, ainda nesse assunto, a rádio Cultura está ganhando audiência. Ainda muito longe da audiência de rádios que tocam músicas completamente populares, a sua audiência, nos últimos três meses, cresceu 41%, segundo reportagem da Folha de São Paulo. Ainda o público que mais ouve a rádio continua sendo pessoas acima de 60 anos das classes A/B, mas a mudança na programação constitui um bom passo no sentido de ampliar a sua audiência para outros tipos de públicos. Infelizmente, apesar de terem comentados sobre diversas mudanças interessantes na programação, a Folha omitiu o programa "OSESP ao Vivo", do qual eu sou fã.
Post a Comment